Santo Antônio do Descoberto foi fundada por volta de 1722, no auge do ciclo do ouro do Brasil colônia.
Tornou-se distrito de Luziânia em 1963 e emancipou-se em 14 de maio de1982, 260 anos depois de achado o ouro.
Aqui em Santo Antônio foi achado ouro, daí deu-se inicio a construção de uma capelinha em louvor a Santo Antonio de Pádua e erguida uma cruz de madeira no alto do Morro Montes Claros.
Diz a lenda, que os escravos acharam uma imagem de Santo Antônio debaixo de um pé de angico e ao lado construíram essa capelinha para abrigar a imagem do Santo. É desconhecida a data precisa de quando se deu inicio á construção da capelinha, mas sabe-se que foi entre 1722 e 1748 conforme um documento que se encontra em poder da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro. Logo após essa descoberta a cidade passou a se chamada de Santo Antonio do Descoberto. Santo Antônio por terem encontrado a imagem e Descoberto por terem feito essa descoberta.
O município de tem uma área de 941,6 km2 conforme dados do (IBGE).
A sede do município faz limite com: ao sul, Luziânia, a oeste Alexânia e Corumbá, ao norte Águas Lindas de Goiás e Distrito Federal, fazendo parte da micro região 012, ou seja, Santo Antônio está localizada no chamado entorno do Distrito Federal. Hoje em dia a cidade chega a quase 100.000 habitantes.
O município chama a atenção pelas suas cascatas, cavernas e fontes de água cristalina que fica a 7 km da cidade.
Santo Antônio também se destaca na agricultura, pecuária, comercio e indústria de onde vem sua principal fonte de arrecadação gerando empregos para seus moradores.
15/08/07
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário