sábado, 1 de setembro de 2007

Uma vizinhança unida

A história do bairro Quadra Norte L (QNL) está intimamente ligada à vida de seus moradores. É comum encontrar pessoas que há 20 anos moram no bairro, a vizinhança é antiga. Essa característica faz com que uns conheçam horários, sons, amigos, familiares e até as manias dos outros. A final compartilham o mesmo espaço.
No dia-a-dia os moradores se encontram na padaria, no supermercado, na escola, no sinal de trânsito, na Igreja, no calçadão e em diversos outros ambientes da QNL. Os arredores do bairro são familiares aos que lá residem.
A vizinhança é unida. Existem alguns moradores que se organizam para manter a limpeza e a segurança de suas quadras, as ruas possuem vigias noturnos, o churrasco no domingo é comum em muitas casas. Dona Zilda de Melo, moradora do bairro há 15 anos conta que gosta de morar neste bairro porque conhece a maioria dos moradores, seus vizinhos são seus amigos. “Aqui é o meu lugar, é muito bom bater papo com meus vizinhos. Às vezes, no fim de semana, fazemos almoço comunitário, um respeita o limite do outro, nos conhecemos há muito tempo e isso ajuda a convivência”, relatou.
O cuidado dos moradores com os becos, as varandas, faz do bairro um lugar mais suave e organizado. Sr. Medeiros, de 63 anos, diz que toda semana poda as árvores do beco da quadra, e limpa o seu jardim. Ele estimula a vizinhança para fazer o mesmo. “Sempre faço essa limpeza. Cuido da natureza porque isso alegra a minha vida e a vida de todos os que passam por aqui. Meus vizinhos me apóiam e seguem meu exemplo. Agora, praticamente todas as casas estão bonitas”.
A importância que pessoas como Dona Zilda e Sr. Medeiros dedeicam a QNL tornam o bairro um ambiente mais agradável para se viver.

Nenhum comentário: