sexta-feira, 13 de abril de 2007

Ausência de cuidados ambientais prejudica Taguatinga

Revelar dificuldade com poluição sonora, poluição visual e uma grande emissão de gases na atmosfera, são algumas características presentes no sistema ambiental de Taguatinga, uma cidade que contribui para o aquecimento global, motivo este que poderia trazer uma grande preocupação a sua população local.
Logo após sua emancipação, a cidade criou aspectos de uma grande metrópole. Nela se instalou uma enorme área comercial e administrativa, causando um crescimento precoce. Pouca coisa foi feita para a cidade, a não ser medidas básicas como iluminação, saneamento, que por sinal englobou toda a região. Mas não houve planos de ação para deter seu desenvolvimento brusco.
Seu solo possuía uma grande escala de minerais, com elevada permeabilidade de água. Quem residia no local, compartilhava da vegetação predominante.O cerrado se abastecia a partir das águas da Barragem do Rio Descoberto, em média 120.000.000 (cento e vinte milhões), de metros cúbicos de água potável. Sua fauna contava com antas, veados, sagüis, tatus, raposas, lobos guará, entre outros animais típicos do conjunto de condições geofísicas do local.
Hoje o rio Taguatinga funciona como receptor de esgotos, tendo a qualidade da água comprometida para diversos usos, ele ainda possui um monitoramento qualitativo da CAESB.
O descaso tomou conta do lugar. Inicialmente fostes um habitat para os animais, flora, nascente de água, e hoje está contagiado pela impotência de atitudes favoráveis ao meio ambiente. Além de destruir, sem restaurar os danos causados.

Nenhum comentário: