quinta-feira, 5 de abril de 2007

Samambaia e Santo Antônio do Descoberto - histórias que se entrelaçam

Por possuir uma população relativamente pequena no início, Samambaia (DF) e Santo Antônio do Descoberto (GO) sempre foram co-dependentes uma da outra em quase todos os aspectos. As histórias e tradições não podem ser contadas sem citar uma ou outra cidade. E para falar em uma das duas é preciso falar da família Abdon Elias, uma das famílias mais tradicionais do lugar, a minha família.

Por ser uma das primeiras famílias a chegar a Santo Antônio e Samambaia, os Abdon Elias sempre participaram ativamente da formação da cidade, em todos os eventos (políticos, culturais, sociais religiosos e etc.). Foi dela que nasceu Abdon Elias, primeiro prefeito da cidade. Ele seria o primeiro, mas não o único político da família a fazer parte da história política da cidade. A primeira escola de Santo Antônio leva o nome de um dos membros da família, o Colégio Estadual Salomão Elias Abdon.

O antigo Centro de Ensino nº 01 de Samambaia, teve sua fundação inicial na casa de Salomão Elias Abdon, que resolveu ceder parte de sua casa para o ensino de seus filhos e de algumas crianças que moravam ali por perto. Mais tarde Salomão doaria parte de sua fazenda para a construção da primeira escola de Samambaia. Hoje a escola leva o nome de Mirian Telles Ervilha, que nunca chegou a visitar o lugar. Os moradores chegaram a organizar um abaixo-assinado para que a escola permanecesse com o nome original, mas não houve efeito nenhum sobre a decisão da então governadora, Maria Abadia.

As comemorações das duas cidades também passam pelas mãos da família. Em Samambaia, foi na fazenda Santa Luzia que as primeiras festas juninas foram realizadas, com direito a pipoca, quentão, fogueira, bandeira e queima de fogos todos os anos. Os primeiros bailes de forró, que agitavam toda a cidade, naquela época também aconteceram no bar da família.

Em Santo Antônio a festa junina sempre foi a principal atração. Esperada com grande entusiasmo, a festa reunia todos os habitantes da cidade. Lá, os moradores participavam das missas e logo depois se punham a festejar. Mas as festas juninas não eram o único evento de Santo Antônio. A cidade também contava com eventos como os bailes para a juventude, onde se ouvia músicas dos anos 60 a 80, os rodeios e as cavalgadas, que hoje acabam em comemoração na casa de Antônio Elias, filho de Salomão Elias Abdon. Mais freqüentemente, uma das tradições da cidade tem sido “A caminhada pela paz”, realizada pelos Abdon Elias. A caminhada teve início depois da morte de Chico, um dos amigos da família, mas a iniciativa tem ganhado cada vez mais adeptos.

A chegada de novos moradores em Santo Antônio do Descoberto e em Samambaia, tem afetado as tradições mais antigas das duas cidades. Hoje, não existem mais os bailes de forró nem as festas juninas que atraíam toda a população de Samambaia. A urbanização das pequenas cidades trouxe novos eventos, em geral para a juventude, como bares, boates, eventos, shows - como 5º Acústico da banda Gênes (foto) - e etc. Mas, com esses eventos vieram também a violência. As famílias mais pacatas, daquela época em que se esperava com ansiedade pelos festejos das duas cidades que todos podiam participar, tem ficado cada vez mais em casa.

* Clique na imagem para melhor visualizá-la.

Nenhum comentário: