segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Conhecendo um pouco dos jovens da Reciclo.

A cooperativa Reciclo é um lugar que, para muitas pessoas, só podemos encontrar catadores de lixo, se engana quem pensa isso. Lá vivem pessoas comuns com uma vida normal, muitos tem famílias, outros trabalham fora da comunidade, em fim, eles vivem conforme as condições.
Reciclo tem muita gente jovem e uma questão nos foi colocada, o que esses jovens fazem para se divertir, como eles namoram, se eles são excluídos da cultura, da escola, essas coisas que os adolescentes sentem falta a uma certa idade. Conversando com algumas garotas que tinham entre 15 e 18 anos, podemos perceber que elas não se importam com algumas coisas que elas não tem e que outras garotas com mais oportunidades tem, algumas sonham em viver melhor, sair “daquele lugar”, estudar, trabalhar, morar em uma casa confortável, outras não tem muitos objetivos para o futuro, até porque a maioria já tem uma família formada, muitas delas já tem 3, 4, filhos, ou seja, já são chefes de família mesmo. Para um jovem rapaz, que tem lá por seus 17 anos, a vida parece não ter mais graça, ele nos conta que veio da Bahia com sua irmã, ambos em busca de melhorar de vida, ele não se mostra muito empolgado com a vinda para Brasília, ele, que só estudou até a quarta série, não tem vontade de voltar a estudar, não gosta de sair, não pensa em sair da comunidade para trabalhar em outra coisa.
É assim que os jovens da Reciclo vivem, alguns com esperança de conquistar seus ideais, outros um pouco desiludidos com as presepadas que a vida prega para todos.


























Por: Carolina Soares Malheiros.

Nenhum comentário: