sábado, 24 de novembro de 2007

História do Bairro

Taguatinga é uma cidade satélite que se desenvolveu como as outras cidades satélites. Ao término da construção de Brasília muitos daqueles trabalhadores que ajudaram a cidade a se erguer não queriam voltar para as suas cidades natais. Os motivos eram evidentes. Uma cidade nova precisava de gente para preencher os milhares de postos que toda cidade precisa, a oportunidade de emprego era palpável.
O momento era propício para se estabelecer em Brasília. Só que muitos não tinham a quantidade de dinheiro necessária pra comprar um apartamento nas cidades satélites, logo eles começaram a habitar os arredores vazios da cidade. Surge assim Núcleo Bandeirante, Planaltina, Sobradinho, Guará, Taguatinga e aí por diante.
Taguatinga cresce rápido como cidade e se desenvolve com uma certa organização. Ela cresceu de leste a oeste e depois para o sul, mais tarde desenvolvendo o que hoje é Ceilândia. Taguatinga teve base cultural forte. O Teatro, o cinema e até exposições eram freqüentes na cidade. Bares reuniam estudantes que viviam por ali. A cidade parecia ser promissora e prometia independência. O fato é que com o passar dos anos a cena cultural de Taguatinga diminuiu e hoje ela é fraca e pouco prestigiada. Os motivos variam, o fato é que a iminente independência hoje já pode ser vislumbrada novamente. O centro administrativo do Distrito Federal está em Taguatinga e quem sabe assim, os próprios moradores da cidade sintam que está na hora de deixar de lado os vínculos com o Plano Piloto e fazer de Taguatinga uma cidade metrópole.

Nenhum comentário: