sábado, 11 de agosto de 2007

Faces de Taguatinga Sul



Fúlvio Costa





Taguatinga Sul é um bairro extenso, dividido entre classe média e classe baixa, a localidade tem 22 quadras residenciais que formam seu Território: há muitas casas, prédios, urbanização inacabada e centenas de lotes vazios.
Os colégios públicos sofrem com o vandalismo e o pouco zelo. Os hospitais existem em número reduzido e a polícia pouco visita o lugar.
O Pistão-Sul, longa Avenida que divide Taguatinga Sul com Águas Claras, é a via mais trafegada por moradores dos dois bairros e o principal eixo de desenvolvimento dali.
Nas proximidades da Universidade Católica de Brasília (UCB) moram seus alunos, de diversos cursos, das mais variadas regiões do Brasil; fenômeno migratório esse que vem causando a construção de pequenos prédios de três e quatro andares para aluguel. Também compõem o espaço urbano motéis e boates, os quais vêm elevando o índice de prostituição de adolescentes e mulheres, de 14 a 35 anos de idade.
Considerado um dos bairros mais influentes do Distrito Federal, juntamente com Taguatinga Norte e Centro, devido ao elevado poder aquisitivo, Taguatinga Sul é uma das inúmeras áreas do Planalto Central que, entre outros, necessita de mais investimentos na indústria e tecnologia para assim gerar mais emprego, pois boa parcela de sua população se desloca para trabalhar no Plano Piloto.

Nenhum comentário: