sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Taguatinga.

Taguatinga é uma cidade arrojada que veio para mudar e acrescentar histórias em Brasília. Esta cidade foi criada com o objetivo de acabar com as famosas “invasões”, que estavam sendo formadas nas áreas urbanas de Brasília. Foi criada em 5 de junho de 1958, teve alguns nomes diferentes como, “Vila Sarah Kubitschek”, “Santa Cruz de Taguatinga”, quase foi chamada de “Presidente Kennedy”, por causa da morte do chefe de estado norte americano, sendo então por fim, escolhido Taguatinga. No inicio foi implantada em terras de Luziania – Goiás, na fazenda Taguatinga, a oeste de Brasília.
Tudo começa quando umas mil pessoas decidiram vir tentar a vida em Brasília, entregues a própria sorte, essas pessoas que fizeram com que Taguatinga é o que é hoje.
O traçado da cidade tinha sido previsto por Lúcio Costa anteriormente como cidade-dormitório para 25 (vinte e cinco) mil habitantes e deveria nascer 10 anos depois da inauguração de Brasília, porém, um fato inesperado precipitou os acontecimentos. No Sábado, dia 31 de maio de 1958, o então presidente Juscelino Kubitschek iria jantar com amigos num dos restaurantes da cidade do Núcleo Bandeirante os migrantes sabendo disso, reuniram-se em grande massa popular empunhando faixas com os seguintes dizeres: "Viva a Vila Sarah Kubitschek". O Doutor Israel Pinheiro, na época presidente da NOVACAP, tomando conhecimento do fato, enviou ao local uma comissão que falou à multidão prometendo solucionar imediatamente o problema habitacional, instigando assim, Lúcio Costa a abreviar a conclusão dos projetos da primeira cidade do Distrito Federal cuja demarcação foi de responsabilidade dos topógrafos Maciel e Décio.
Foram feitas as distribuições de lotes daquela que se denominava a partir de então “Vila Sarah Kubitschek”. Em dez dias foram alojados mais de 4.000 (quatro mil) pessoas e todos receberam seus lotes com direito a ocupação. Cerca de 1.000 (mil) fossas foram construídas, a rede provisória de água potável foi instalada, o transporte viário instituído e foi assegurado aos habitantes assistência médica. Aos seis meses já estavam em funcionamento escolas, hospitais e casas para professores.
Taguatinga conta atualmente com mais de 243.575 mil habitantes, tem alguns monumentos históricos como a praça do relógio, escolas que surgiram bem no inicio da inauguração, conta com uma boa infra-estrutura, o comércio é bem amplo e bem diversificado, a divisão é feita por bairros entre eles, Águas Claras que já é independente, Areal, Vila Matias, Vicente pires, entre outros.
Essa é um pouco da história de Taguatinga, meu bairro.


Por: Carolina Soares Malheiros

Nenhum comentário: