Vicente Pires é um bairro novo, localizado nas proximidades do Guará, Águas Claras e Taguatinga. Também é chamado de Colônia Agrícola Vicente Pires (CAVP), ou Setor Habitacional Vicente Pires (SHVP), e é um setor de origem rural, cuja população é estimada em 17 mil famílias, conforme dados do sítio Winkipédia.
O bairro é formado por chácaras que foram divididas e loteadas em condomínios irregulares. Os moradores vivem lutando pela regularização e melhoria de Vicente Pires e, justamente por ser formada por condomínios irregulares, o bairro está carente de rede de esgotos e asfalto nas ruas. Vicente Pires é a quarta ocupação irregular a entrar no processo de regularização fundiária da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).
O governo pretende agora organizar o processo de regularização de Vicente Pires. O convênio com a participação da SPU e IBAMA, abrange, em primeira etapa, a aprovação do Estudo de Impacto Ambiental e do
Relatório de Impacto no Meio Ambiente (EIA/RIMA).
Compete à SPU viabilizar junto ao IBAMA a aprovação e o licenciamento do empreendimento, o cadastramento das famílias e o processo de alienação dos imóveis, depois da aprovação do parcelamento.
A maior referência do bairro é a Feria do Produtor, sendo um grande atrativo para vários cidadãos, onde as hortaliças vêm direto do produtor e são vendidas frescas e com preços baixos. A Feira do Produtor de Vicente Pires reúne desde a típica pimenta goiana até os artesanatos sacros de Caruaru.
Elizângela Silva
sábado, 18 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário