terça-feira, 27 de março de 2007

Brasília & Distrito Federal: singulares atípicos e diferentes

Olá pessoa!
Estava em casa revirando meua arquivos e achei um texto muito interessante do Adalberto Lassance. Otexto se chama "Brasília e distrito Federal: Singularidades, atípicos , diferentes".
Como o texto é um pouco grande, vou sitar somente alguns trechos, durante a semana vou tentar tirar xérox pra turma inteira.
Aqui vai um pedaço...
Brasília & distrito Federal: Singularas atípicos e diferentes
Brasília e distrito Federalsão atípicos. Singulares. Diferentes de outras cidades, eestados e mesmo dos demais municípios brasileiros.
Essas singularidades são tão marcantes que causam dificuldades à população do Distrito Federal, no entendimento de sua peculiar organização político-administrativa e institucional.
Isto decorre principalmente em razão da maioria de sua populaçãoter imigrado de suas cidades, de onde veio com toda a sua bagagem cultural e um conhecimento diferente das realidades vivênciadas em Brasília e no distrito Federal.
Esse fato é agravado , ainda, pela divulgação e pelos ensinamentos errados que são disseminados pela mídia em geral, pelas autoridades governamentais , pela maioria dos livros didáticos e pelos professores - que aprenderam errado - e consequentemente ensinam também de maneira equivocada.
Assim as diferenças ou atipicidades de Brasília e
do Distrito Federal, que são mostradas em seguida, visam ensinar a que ainda não sabe, ou está cheio de dúvidas , para que possam transmitir sem erros os ensinamentos sobre a verdadeira organização política, administrativa, institucional, histórica e geográfica de nossa Unidade Federativa.
Brasília - Outras singularidades
a) Setores em vez de Bairros
Brasília , como as outras cidades do distrito Federal, não têm bairros. Ao projetar o Plano Piloto que deu origem à construção da cidade. Lúcio Costa substituiu a denominação de Bairros por Setores.
Da mesma forma, nas demais cidades do distrito Federalprojetadas depois de Brasília, idêntico critério foi adotado aos seus projetistas também substituíram a denominação de bairros(1) por Setores.
b) Endereçamento Peculiar
O Endereçamento em Brasília é peculiar, mas muito simples:
a partir do eixo monumental que divide a cidade em duas partes - conhecidas como Asa Norte e Asa Sul - segue-se a numeração sequencial de 1 a 16 contados para o norte e para o sul. E, do Eixo Rodoviário para Leste (L) a numeração é feita a partir das centenas de pares 200,400,600 e 800, acrescidas de 1 a 16. Para Oeste (W), seguem-se centenas ímpares 100, 300, 500, 700 e 900, também acrescidas de 1 a 16.
c) vias, em vez de Ruas e Avenidas
Ruas e avenidas, comuns a qualquer cidade brasileira, foram substiuídas em Brasília simplesmente pela denominação de Vias que recebem também uma numeração sequencial de acordo com sua localização.
Assim, oficialmente, as Vias não recebem nome próprio, sendo idêntificadas apenas pelo número como, por exemplo:
Via W-2 Norte, Via L2 Norte, ou Via W2 Sul, Via L2Sul, etc.
(1) No DF, a única exceção é Taguatinga; tem oficialmente um bairro denominado Águas Claras e suas avenidas são idêntificadas por nomes e não por números.
Bem, essa é uma pequena parte do texto de Adalberto Lassance.
Adalberto Lassance é cartógrafo, pesquisador e escritor, professor membro acadêmico do instituto histórico e Geográfico do Distrito Federal, é autor do livro BRASÍLIA E DISTRITO FEDERAL - Imperativos institucionais . (Edição/2002 - Verano Editora/ IHG-DF), utilizado como fonte dessa matéria.

Nenhum comentário: