Criada para erradicar invasões, mas planejada por Lúcio Costa a fim de ser uma cidade dormitório, Taguatinga nasceu e pôde oferecer moradia aos candangos, que ajudaram na construção de Brasília.
Parte das terras do município de Luziânia (GO), a cidade-satélite foi fundada em 05 de junho de 1958, na fazenda Taguatinga.
Anteriormente levou o nome de “Vila Sarah Kubitschek”, logo depois “Santa Cruz de Taguatinga”. Devido à ocorrência geológica do local, certo barro branco, registrou-se o nome originado do Tupi-Guarani – Tauá/Tinga -.
Após seis meses de sua emancipação, casas, hospitais e escolas, já se situavam na cidade. O primeiro armazém foi o São José, mais tarde Mercado Chapecó, o banco, hoje Banco Real/SA, era Banco Lavoura de Minas Gerais. Sua primeira construção foi o Cine Paranoá. Infelizmente se encontra desativado, atualmente é a galeria Paranoá Center, mas por muitos anos foi palco de filmes e diversão para seus moradores.
O Relógio da Praça Central, conhecido popularmente como a Praça do Relógio, foi presente do Presidente da Citizen Watch, Dr. Eiichi Yamada, após sua visita à cidade na década de 70.
Com estrutura de quase 15 m de altura, o relógio indica a hora para quem passa no local e também facilita a localização de quem usufrui desta cidade, que é considerada região administrativa do Distrito Federal brasileiro.
sexta-feira, 23 de março de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário