Quando se fala em meio ambiente logo se pensa em natureza. Em biologia, o meio ambiente inclui todos os fatores que afetam diretamente o metabolismo ou o comportamento do um ser vivo ou de uma espécie, incluindo o ar, a luz, a água, o solo – chamados fatores abióticos – e os seres vivos que habitam no mesmo biótipo. Na verdade, meio ambiente é o produto da interação entre os homens e a natureza e da interação entre os próprios homens, em espaços e tempos concretos e com dimensões históricas e culturais específicas que expressam também o significado político e econômico das mudanças que se pretende induzir ou sustar. Essa interação tem que funcionar.
Pode-se dizer que no sudoeste essa interação tem funcionado. O sudoeste tem uma ótima infra-estrutura urbana: o abastecimento de água, a coleta de esgotos e distribuição de energia elétrica não deixa a desejar. No entanto, mesmo tendo melhorado muito, o transporte coletivo ainda é defasado. Faltam linhas diretas, por exemplo, para a minha universidade, assim como falta também para outros lugares. Um maior problema, do meu bairro, no entanto, é o engarrafamento. Nos horários de pico os engarrafamentos deixam qualquer pessoa louca. Chega-se á demorar 30 minutos dentro de um carro, num percurso, que em horário normal, levaria 5 minutos para ser feito.
Outra coisa que também atende muito bem a população do sudoeste é o comércio. O comércio é muito diversificado, podendo-se encontrar de tudo: padarias, farmácias, escolas, oficinas (no setor de oficinas do sudoeste), bares, mercados, delegacia, salões de beleza, pet shops, lojas de roupas, bolsas, sapatos, etc. O bairro tem tudo que se possa imaginar e acaba acolhendo muito bem quem mora nele, uma vez que a segurança também tem sido muito bem feita.
A qualidade de vida no meu bairro é muito boa. Temos, sim, alguns problemas, mas as pessoas que se mudam para o sudoeste acabam não querendo ir embora, como é o caso da minha família que aqui está há quase três anos. Acredito que o meio ambiente também é bem tratado aqui, se vê muitas árvores, muito espaço verde, flores, jardins nas quadras. Aqui é um lugar bom para se viver.
Danuta Ferreira
sábado, 31 de março de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário