sexta-feira, 9 de março de 2007

os bairros, o blog e a professora

O bairro é um lugar. Que lugar é esse? Como ele é em sua aparência, seu ritmo, suas pessoas, seus pontos marcantes? Pensando em questões como essas sobre um lugar chamado bairro é que criamos esse blog, para ser uma espécie de "jornal do bairro", mas o jornal do bairro de cada um dos alunos da turma.

O blog pareceu-me um meio muito adequado para se falar desse lugar tão grande, que são os bairros onde moram os alunos. E falar num exercício acadêmico de cunho jornalístico. Crônicas, entrevistas, enquetes, fotos... os recursos de expressão poderão ser variados.

De meu lado, como professora, estou mesmo muito ansiosa com o fenômeno que ponho em curso agora. Estou dando início a um movimento novo para mim: fazer do blog um espaço metaeducacional. Ou seja, mais do que ser um veículo para a publicação dos trabalhos de meus queridos alunos, o blog será também um diário de bordo da professora sobre o processo de ensino aplicado.

Hoje, teremos um primeiro movimento nesta turma em seu exercício de nos contarem histórias de seus bairros. Cada aluno trará sua primeira manifestação sobre o bairro onde mora. O exercício proposto foi de reconhecimento de seus bairros pelo aguçamento da percepção. Como aquecimento, fizeram um exercício semelhante no próprio campus universitário na semana passada. Foi legal e eles captaram coisas...

Considerando que essa é a primeira vez que se faz uma publicação desta natureza na universidade e imaginando/desejando para ela uma vida longa, alguams questões me aguçam:
Como serão esses bairros daqui a algum tempo?
Ou mesmo, será que eles ainda serão?

Bem, deixemos acontecer a obra. Vejamos, pois, o que os alunos têm a dizer nesta primeira semana.

Um comentário:

Unknown disse...

Josi Paz, como disse certa vez, tive a sorte de ter sido seu aluno, ainda que por puco tempo. A idéia do blog bairro é uma sacada bonita, além de as perspecticas de análise do local serem infinitas. Para quem conhece Brasília, como eu, que sou daí, é fácil identificar Samambaia, Gama ou qq outro lugar da nossa terrinha. Mas, para quem nunca pisou aí, talvez seja interessante subsidiar com um pouco mais de dados georeferenciados do local. Quando à historicidade e aos aspectos culturais, econômicos, sociais e ambientais, vai-se informando aos poucos. O blog está leve e agradável visualmente e vcs estão de parabéns. Esse é um tipo de serviço que pode se tornar referência de consulta. E, tendo uma professora-poeta à frente, ficará mais divertido. Sem querer ser intrometido e, já sendo, gostaria de saber se o blog está aberto à inserção de outros bairros, como os de Eunápolis-BA, onde moro.
Grande abraço e sucesso.