sexta-feira, 30 de março de 2007

A quadra e vizinhança

Sou um habitante antigo da minha quadra, aqui no Sudoeste. Ela é relativamente nova em relação a outras daqui, mas como esse lugar cresceu muito, já não é tão nova assim. Agora ela se encontra totalmente completa, apesar de sempre haver obras pois sempre há gente se mudando e reformando seus apartamentos.

Está mais perto da Octogonal e da entrada para o Parque da Cidade, entre ruas que levam à Octogonal, Cruzeiro e o Terraço Shopping. Por ser perto de uma das saídas do Sudoeste, há bastante movimento de carro em certas horas do dia mas, talvez por costume, não incomoda muito.

É a única quadra do Sudoeste com uma banca de jornal, apesar de ela ter passado a vender menos revistas e ter passado a vender muitas outras coisas, como comida, pães e produtos de limpeza. Como nas outras quadras do setor e do Plano Piloto, se constitui de vários blocos. Cada condomínio com seus próprios jardins, estacionamentos e a maioria com parques para as crianças, sempre brincando neles durante a tarde. É bem comum haver muitas crianças brincando debaixo dos blocos e nos jardins nos fins de semana sob os olhares dos pais que passeiam juntos, algumas vezes com seus cachorros.

No meu andar são quatro apartamentos. Em um deles, mora um jovem casal e sua pequena filha. Muitos casais recém formados escolhem o Sudoeste como lugar para começar suas famílias. Noutro, um casal de aposentados, um exemplo não tão comum mas ainda freqüente no bairro. E ao lado, uma já não tão jovem senhora solteira. Apesar de o Sudoeste ser também uma opção freqüente de moradia para pessoas que moram sozinhas, não é comum, no meu bloco, haver só uma pessoa morando em um apartamento, por ser grande demais para só uma pessoa. E isso indica, não só pelas reformas feitas em seu apartamento, indica um alto poder aquisitivo.

Como na maioria dos condomínios, há eleições para síndico do bloco e de prefeito para a quadra. Os síndicos e a prefeitura não só controlam gastos mas tomam medidas de manutenção da quadra e condomínio.

Nenhum comentário: